The Trading Ring

2024, entre a esperança e a realidade

Partilha este artigo

2023 apresentou uma tendência de alta nos mercados globais de ações, no entanto, o desempenho variou em diferentes setores e classes de ativos. Mas não foi um ano extraordinário para todos. Como será investir em 2024?

Os Sete Magníficos distorcem a realidade, mas o mundo respirou bem.

A tecnologia atingiu ganhos substantivos, contribuindo muito para a alta do S&P 500 nos EUA. Porém, 72% das ações do S&P 500 tiveram desempenho inferior ao índice. As “Sete Magníficas” foram a locomotiva da subida. Nvidia +239%, Meta +194%, Tesla +102%, Amazon +81%, Google +58%, Microsoft +58%, Apple +49%. (Nvidia, Apple +49%. No seu conjunto o seu crescimento de lucros foi de 22%.

Internacionalmente, as ações japonesas tiveram ganhos apreciáveis, com 28% ganhos, contribuindo para a perspetiva global positiva. Nos mercados globais o Ibex 35 espanhol (+24,76%), o DAX alemão (+21,31%), o Euro Stoxx 50 (+20,19%), o CAC 40 francês (+17,52%), o FTSE MIB italiano (+30,03%) confirmaram a tendência.

Criptos em modo Bull e cavalgada das commodities pouco sexys

Comandando uma nova vaga e revertendo a queda e o longo inverno das Criptos sentido em 2022, o Bitcoin trouxe o bando de criptos consigo num ano que voltou a dar sorrisos aos investidores. A mãe de todas as criptos conquistou +158% com o seu cripto-adjunto Ethereum a subir 97%. Na vertente das commodities, os campeões foram o Urânio (+89%), o Cacau (+61%) e o Ferro (+54%). São valores bem superiores aos clássicos negociados de Ouro (+10%), Prata e Petróleo, estes últimos a fechar o ano próximos dos valores de Janeiro de 2023.

Bom Ano Novo? 2024 traz esperança mas o respeitinho é bonito

Como investir em 2024? Atualmente, o sentimento otimista prevalece esperando que os preços das ações subam nos próximos seis meses. Só um em cada quatro investidores está receoso de que 2024 possa ser um ano negativo. Costumo dizer que o pessimista é um otimista bem informado. Não sei o que vai acontecer nos próximos 12 meses. Nem ninguém. Mas é bom lembrar que a cautela num ano destes não deixa de ser adequado. Nos mercados a volatilidade é sempre algo com que temos de contar. E em particular, há muitos fatores que investir em 2024 transporta consigo. Lembro que será um ano com 60 atos eleitorais no mundo, alguns deles em países de forte componente económica no mundo, como a Índia ou o México. E na Europa há eleições para o Parlamento. Depois há a Rússia. E claro, a mais relevante de todas porque terá consequências em todo o planeta, as eleições de Novembro nos Estados Unidos.

Perante as dificuldades da economia e o esforço dos bancos centrais para controlar a inflação, a dúvida nos EUA e Europa é até que ponto a economia vai arrefecer tanto, que os lucros das empresas e a confiança de retoma ficam na gaveta. Se as taxas de juro não descerem como é previsto a partir de Abril, ou se começarem a descer porque as empresas já estão com a corda na garganta, isso será significado que as coisas não estão boas e os mercados podem descer com algum impacto

Antecipando uma trajetória positiva para o S&P 500 em 2024, pois ele é possível até por conta do passado acontecido em anos eleitorais na América, os analistas das grandes casas de investimento acreditam que os ganhos do novo ano serão bem mais reduzidos do que os de 2023. Mas tudo dependerá do quando as taxas de juros afundam, porquê e a esperança de um “pouso suave” para a economia dos EUA.

ETF, a storytelling do Bitcoin

Espera-se também que o Bitcoin continue sua tendência de alta em 2024, impulsionado pelo próximo halving em Abril e já em Janeiro pela expectativa de decisões positivas sobre a autorização de negociação para os fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin pela autoridade regulamentar americana. Ainda assim, de acordo com o que já anteriormente escrevi, atenção que a aprovação das ETFs não é sinónimo imediato de uma escalada, pois eventos de “vender perante uma notícia positiva” é algo que quem negoceia em mercado, se habituou a assistir. Atenção, pois.

O Petróleo e o Dólar

Podem acontecer ao longo do ano novidades em relação à pretensão de negociar o petróleo em outras moedas que não o dólar. Teriam de acontecer uma série de “sessss” para tal acontecer, talvez seja só uma ambição sonhada de alguns países, mas há parcerias internacionais que convém não colocar na gaveta. Não há impossíveis. Por outro lado as guerras que continuam entre Rússia e Ucrânia com novo inverno a acontecer, entre Israel/Hamas/Hezzbollah a meter o médio oriente num barril de pólvora, são como se percebe facilmente, muito determinantes do que venha a acontecer. O dólar quando desvaloriza leva a subida do preço das commodities e criptos, o inverso também acontece. Que haverá altos e baixos, isso decorre da vida nos mercados. O interessante é verificar quando é que cada um dos movimentos está para acontecer. Entender o Matrix de negociação é essencial para ser bem sucedido. Na mentoria que aqui podes receber, vais entender como relacionar eventos e variações de preço.

Boa viagem em 2024

Investir em 2024 é uma viagem onde deve ser usado o GPS (análise técnica), usado o retrovisor (perceber o que ficou para traz, ajuda a conduzir para a frente), e te deves prepar para sair de uma estrada bloqueada. Há várias opções para chegar ao destino. E de cada vez que furares, muda o pneu, assume o furo. E segue em frente. Metáforas à parte, é essencial ser cauteloso, verificar possíveis sinais de reversões de mercado, como um colapso no Nasdaq ou Russell 2000 que muitas vezes antecipam problemas maiores ou mudanças no desempenho de bens de consumo em relação ao S&P 500.

Os mercados apresentam uma paisagem dinâmica com oportunidades e desafios. Adaptar estratégias de acordo serão cruciais para os investidores. E lembra-te que o desempenho passado pode oferecer insights importantes, mas os resultados futuros não estão garantidos e uma abordagem diversificada geralmente é uma estratégia prudente no mundo em constante mudança dos mercados financeiros.


Partilha este artigo

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *