The Trading Ring

A queda da Bitcoin e como reagir no mercado

Partilha este artigo

A queda da última semana da Bitcoin estava nas cartas, que é como quem diz, olhando os gráficos das últimas semanas e antecipando as repercussões da colocação em mercado de mais moedas, fruto da venda de Bitoin por parte de governos e também a distribuição de moeda anteriormente furtada da exchange Mt.Gox, traduziam fortes probabilidades de tal acontecer.

Os investidores em criptomoeda longe da análise técnica e sem perspetivar o domínio de Matrix de negociação entraram no mercado nos dias anteriores, sem entender que estavam a desperdiçar um melhor ponto de entrada no mercado. O mercado de criptos passa por um período de grande volatilidade. Aqui revemos todos os fatores que a têm provocado e a resposta do mercado, tentando antecipar os próximos passos.

Vendas Governamentais

Governos venderam Bitcoin mas as nações representam em si uma pequena fração do volume total de BTC no mercado, ie, são apenas 4% dos 225 mil milhões de dólares que entraram em mercado desde o início do último ciclo de alta. Não deixam porém de ter grande repercussão mediática e isso alimenta uma espiral, neste caso negativa.

Nas últimas três semanas, duas grandes entidades têm vendido quantidades impressionantes de Bitcoin. Os governos dos EUA e da Alemanha começaram a transferir Bitcoin a 19 de junho. Cumulativamente, moveram cerca de mil milhões de dólares, perto de 17.800 BTC. Desde 1 de julho, o governo alemão tem vendido Bitcoin todos os dias. Terá vendido cerca de 20% das Bitcoins que detinha. O governo dos EUA possui 213.297 BTC, avaliados em 11.700 mil milhões de dólares., a Alemanha ainda possui 41.226 BTC (avaliados em cerca de 2,3 mil milhões de dólares).

As Bitcoins detidas pelos governos foram principalmente confiscadas de operações ilegais e lavagem de dinheiro.

Mt. Gox: Distribuições e Impacto no Mercado

A exchange Mt. Gox, que entrou em falência em 2014, começou a distribuir BTC aos credores que foram “hakeados” há uma década. Uma fração das BTC detidas pela exchange foi distribuída. Terá ajudado à pressão pela maior presença de moeda vendida no mercado, ajudando à queda global do preço. A Mt. Gox tem de momento quase 140 mil BTCs nas suas carteiras.

Mineradores obrigados a vender

Os mineradores de Bitcoin têm também vendido ativamente desde o halving que reduziu para metade a recompensa por novo bloco. Esta alteração leva muitas vezes à capitulação dos mineradores. Muitos deles estão desde já a reorientar a sua capacidade instalada para tokens ligados a inteligência artificial, acreditando que o retorno de atividade possa ser superior aí e ganhando mais do que a minerar BTCs. Os dados on-chain mostram uma pressão contínua de venda dos mineradores, que têm de vender os seus BTCs para fazer face às despesas da operação instalada. Poderemos estar a fechar um período prolongado de capitulação que tem ajudado à queda. Parece ser um período circunstancial pois todos, mineradores e investidores, acreditam que o preço terá de voltar mais cedo ou mais tarde para valores de alta anteriores, batendo novos recordes e máximos absolutos.

Análise Técnica: Suportes e Resistências

A análise técnica mostra níveis críticos de suporte e resistência que os traders devem monitorizar. O preço do Bitcoin caiu para mínimos de quatro meses, atingindo 53.000 dólares sendo que o suporte estava na linha de 200 EMAs diária em torno dos 57.500. Se perder esta posição o nível abaixo é já em torno dos 50.000 a 52.000 dólares.

ETF de Bitcoin: Respostas do Mercado

Os investidores de ETFs de Bitcoin aproveitaram a queda de preço para aumentar as suas posições. As ETFs da Fidelity, Blackrock e Vanguard, por exemplo, registaram entradas líquidas de 143 milhões de dólares, sugerindo uma confiança para o futuro do ativo.

As carteiras contendo 10.000 Bitcoins ou mais, atingiram os níveis mais altos de acumulação de moedas nos últimos seis anos. De acordo com dados da Santiment, essas carteiras substanciais agora excedem 3,19 milhões de moedas, um marco alcançado pela última vez em novembro de 2018. Nas últimas seis semanas, as grandes carteiras de BTC têm sido as maiores beneficiárias da volatilidade do mercado. À medida que o preço do Bitcoin caiu, foram adicionadas impressionantes 212.450 BTC, o que representa um aumento de 1,05% do suprimento total de Bitcoin.

No final da semana, o mais recente relatório de empregos dos EUA, indicou um aumento inesperado na taxa de desemprego que pode ajudar um eventual ressalto. Muito embora os valores de inflação sejam essenciais antes da eventual diminuição das taxas de juros, um mercado de trabalho em deterioração pode aumentar a necessidade de agir rapidamente. Após o relatório de empregos ter sido conhecido, os traders aumentaram o seu otimismo num eventual primeiro corte em Setembro.

Altcoins e Memecoins: Repercussões da Queda do BTC

Sem surpresa, como aqui costumamos dizer, quando a Bitcoin se constipa, as Altcoins apanham uma gripe. Ethereum e várias altcoins registaram quedas notáveis e algumas memecoins mostraram volatilidade extrema. É certo que quando recomeçarem a subir, o farão em saltos maiores que a Bitcoin. Na última semana o Etherium perdeu 12%

Conclusão:

É nos momentos de grande pressão no preço de mercado, com quedas progressivas e substanciais, que as mãos fracas acabam por vender. E o momento em que os market makers e investidores que acreditam mais no futuro das criptos, acabam por acumular mais criptos no seu menu. Estamos ainda longe de um cenário de pânico e ele pode até, nem chegar a existir. A aquisição de mais moeda num qualquer ativo só faz sentido ser realizada em pontos específicos. Por norma quando um nível é perdido, o preço escorrega para um outro nível abaixo. Comprar antes dessa posição ser alcançada é uma decisão pouco sensata e que levará a entrar no ativo a um preço mais desfavorável do que o ideal. É decisivo perceber como identificar essas zonas, aprender a melhorar os pontos de entrada que mais contribuem para lucro nos investimentos. É muito importante otimizar entradas estratégicas em momentos de queda.


Espero que este artigo seja útil para ajudar a entender melhor o atual cenário do mercado de criptomoedas e a tomar decisões mais informadas e estratégicas. Para seguir mais no nosso Blog de Mercado The Trading Ring.


Partilha este artigo

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *