The Trading Ring

Bitcoin recupera os 50.000 dólares. O que se segue ?

Partilha este artigo

Como tenho referido, há muitas criptomoedas com margens de ganho muito superiores ao Bitcoin mas o certo é que é a principal moeda cripto que serve de alavanca de quase todas em modo Bull ou modo Bear. Qual a previsão para o Bitcoin, a semanas do tão aguardado Halving? Ele atingiu e ultrapassou agora a barreira psicológica dos 50.000 dólares.

A subida até encontrar o seu máximo anterior, esperam os Touros, continuará. Mas há analistas que defendem que pode não ser tão fácil e direto assim. Ao longo da semana o valor tocou os quase 53.000 dólares mas é necessário enquadrar outros fatores aos quais a moeda não está imune. O dólar está numa resistência que, sendo passada, vai desde logo manter pressão sobre matérias primas e criptos.

 

Entalado entre a Economia Forte e uma ETF

Esta semana os dados macroeconómicos dos EUA, como o Índice de Preços ao Produtor (PPI) contribuiu para a hesitação dos mercados em relação aos cortes nas taxas de juros, com a probabilidade de um corte em março a cair para 8,5%, sinalizando incertezas económicas. Este simples facto trava a confiança dos investidores e mete um pouco de gelo na cavalgada direta contínua neste novo período “Bull”.

Em Janeiro foi dada luz verde à ETF Bitcoin da Blackrock (IBIT). Desde aí, o preço desceu num momento inicial e nas últimas semanas o swing para ganhos sucessivos revelou-se. Na última semana o ETF recebeu um influxo significativo de quase 500 mil milhões de dólares, confirmando um interesse crescente. A ETF é agora referência maior no investimento em Bitcoin, tão relevante que bastará pelos valores aí colocados por parte dos “grandes investidores”, que uma estagnação ou normalização nos fluxos de capitalização da ETF possa desencadear uma correção de 20 a 30%.

 

Halving Como Rampa de Lançamento

No próximo mês de Abril, um dos eventos mais aguardados, o halving do Bitcoin. Quando tal acontecer, até 20% da taxa de hash do Bitcoin pode ser desligada, devido à dificuldade de rentabilidade para os equipamentos mais antigos. As recompensas de bloco para os mineradores serão reduzidas pela metade. O halving tem historicamente influenciado a subida do preço do Bitcoin pois reduzindo pela metade a recompensa recebida por validar blocos na blockchain, a quantidade de novos bitcoins que entram em circulação a cada 10 minutos é reduzida pela metade. O que acontece com a Lei de oferta e procura? A perceção de escassez faz o seu trabalho. Nos halvings anteriores (2012 e 2016), o preço do Bitcoin experimentou significativas valorizações no ano seguinte.

A ascensão pode continuar sim, rumo aos 60.000 e 70.000 até ao Halving. Depois disso, não entro num mundo de adivinhação, de acordo com o comportamento de se elevar até ao igualar do anterior máximo, pode-se com várias técnicas projetar que novos níveis se seguirão. Falar em 100.000, 200.000 ou 500.000 num dia é próprio de uma expectativa excitante, pode até acontecer, mas ninguém sabe como nem quando.

Na imagem abaixo a subida mais recente, acelerando a partir do último trimestre de 2023. Agora acima dos 50.000, encontrará na zona dos 53.000 a 54.000 a zona onde no anterior máximo aconteceu o maior volume de transação. O objetivo seguinte será os 70.000 quebrando o anterior pico em 2021 antes do “longo inverno” das criptos em 2022.

 

 
Investir no #VamosComCalmaCoin

Vamos com calma. O otimismo é óbvio na previsão para o Bitcoin, mas há desafios significativos que podem atrasar o lançamento para a estratosfera. O que a FED irá resolver quanto à descida dos juros, que será tão mais atrasada quanto a economia americano continue a dar sinais de força e resiliência. Quando o mercado antecipa movimentos significativos, é crucial que estejas atento/a às mudanças nas condições macro económicas, às tendências das ETFs e ao Halving. A abordagem tem de ser cuidadosa em todos os momentos, quanto mais informada, mais eficaz. E lembra-te que, de modo global (embora cada um deles negociando as suas resistências, suportes e canais a cada momento), o que o Bitcoin fizer, as outras criptos replicam.

Nota: As informações fornecidas são baseadas nos dados disponíveis até ao dia 19 de Janeiro de 2024. O texto reflete as minhas observações pessoais, não deve ser interpretado como conselho ou recomendação de investimento financeiro. A incerteza de múltiplos fatores tem efeitos significativos no mercado de capitais. O conteúdo descrito obriga a mais dados e pesquisa ou consulta financeira profissional. Os textos deste blog proporcionam um guia no entendimento das condições de mercado, têm um fim informativo ou educacional. Quaisquer perdas, danos ou ganhos resultantes de negociações realizadas são da responsabilidade única do leitor.


Partilha este artigo

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *