The Trading Ring

Criptos voláteis antes da ETF de Bitcoin

Partilha este artigo

Volatilidade das Criptomoedas na Antecipação da ETF de Bitcoin:

O mercado volátil das criptomoedas é terreno fértil para os investidores, repleto de oportunidades e desafios. No cenário em que a confiança nas moedas fiduciárias (dólar, euro, Libra) está em constante declínio, muitos acreditam que as criptos emergirão como protagonistas no ecossistema de valor monetário.

Embora a visão otimista para o futuro das criptomoedas seja lógica e convincente, a realidade atual lembra a volatilidade inerente ao mercado.

Hoje isso foi exemplificado de modo claro. A venda de um volume maior de bitcoins, num “whale” com carteira mais robusta gerou uma flash sale que fez tremer o mercado. Não foi uma venda massiva em valor global, se compararmos com outros ativos diários nos mercados de capitais. Porém, ainda assim, foi a maior venda dos últimos dois anos.

Essa venda, motivada pela busca de mais valias e assim menor vulnerabilidade a dias do anúncio da aprovação ou não da ETF de Bitcoin da gigante Blackrock, desencadeou uma reação em cadeia.

Neste ecossistema, quando o Bitcoin experimenta uma “constipação,” as demais criptomoedas são afetadas com uma gripe forte. Os mais desprotegidos, muito alavancados em contratos cripto ou simplesmente com fé de que a coisa já não vai cair, terão de pensar duas vezes.

Para quem investiu a médio e longo prazo não se deve sobressaltar. Para quem está em registo apertado de longo prazo, deve procurar uma postura mais consciente e estratégica para não ficar com o menino e a água do banho na mão.

É crucial destacar que, embora a aprovação da ETF de Bitcoin seja vista como catalisador para preços mais elevados no futuro, a imprevisibilidade persiste. A entrada em cena dos grandes investidores determinará o “quando” dessa valorização no futuro. São os “grandes” que dizem quando vai acontecer, não nós. E o anúncio da aprovação da ETF, que potencialmente acontecerá, pode mesmo desencadear, paradoxalmente, uma queda nos preços, alimentada pelo fenómeno clássico do “Vende a Notícia.”

A expressão ilustra a tendência dos investidores venderem ativos assim que uma boa notícia é divulgada, aproveitando-se do movimento de outros que entram no mercado a correr para apanhar o comboio em “Fear of Missing Out” (FOMO). O resultado é que esses investidores acabam a segurar um ativo desvalorizado após o frenesim inicial, perdendo a oportunidade de ganhos substanciais.

A aprovação da ETF de Bitcoin pode ser um divisor de águas, mas a prudência e a compreensão dos padrões de comportamento do mercado são essenciais para navegar com sucesso neste emocionante mundo das criptomoedas.

Lembra-te sempre que mais importante do que ter lucro, é não ficar com prejuízo. Dinheiro gera dinheiro. Perder o investimento, é meio caminho andado para já não ter matéria prima para gerar ganhos. O mercado volátil das criptomoedas pode dar muito ou tirar imenso.

Bons investimentos. E não desejo Boa sorte, porque nada disto tem a ver com sorte. Só com técnico.


Partilha este artigo

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *