The Trading Ring

A magia dos duplos fundos

Partilha este artigo

Negociar com sucesso baseia-se no domínio de uma série de dinâmicas técnicas e mentais. As estratégias montadas, como se de uma equipa à conquista de vitória se tratasse, baseiam-se no foco para atacar no momento certo. E o momento certo é quando se depara a oportunidade para marcar.

No trading, o chamado padrão de duplo fundo, é uma dessas ocasiões. É uma formação de reversão de alta que ocorre no final de uma tendência de baixa, indicando que os vendedores, que estavam no controle até então, perdem o momentum de negociação. O padrão assemelha-se à letra “W”, com dois pontos baixos tocados e a mudança na direção da tendência de baixa para alta. Existe o oposto quando em vez de um duplo fundo a reversão se faz de alta para baixa, chamando-se nesse caso de duplo topo. Como podes tirar partido em negociação deste padrão?

 

A estrutura do padrão de Duplo fundo

O duplo fundo surge no fim de uma tendência de baixa e manifesta-se quando, após a queda inicial, o preço se recupera antes de retornar para testar a baixa anterior.

A regra básica é que estamos na presença de um duplo fundo quando o mínimo é tocado duas vezes e se torna num nível de suporte. Os vendedores não conseguem imprimir uma nova baixa, oferecendo uma oportunidade para os compradores impulsionarem o preço.

Os dois pontos baixos, assemelham-se à letra “W” e a reversão é ativada na última perna do W, já em subida. É considerado aí o gatilho do padrão de duplo fundo.

 
Confirmar o Padrão

Como é difícil obter dois fundos exatamente ao mesmo preço, a validação ocorre quando esses dois pontos baixos estão numa faixa de preço semelhante. A confirmação do movimento acontece quando a Linha do Pescoço (linha horizontal desenhada no ponto mais alto da recuperação após o primeiro fundo) é ultrapassada. Quando o preço rompe acima da linha do pescoço, observa-se a transição de uma tendência de baixa para uma de alta.

Deves levar em conta a distância em tempo entre os dois fundos. Se for numa duração muito curta, eles podem indicar uma tendência de baixa forte, sugerindo que a queda continuará. Se o padrão tiver um intervalo de tempo mais longo entre os fundos, isso é um indicador mais confiável e indicam uma mudança de tendência mais sustentável.

Para entrar na posição deves aguardar a confirmação no rompimento da linha do pescoço. Muitos traders cometem o erro de entrar antes da ativação do padrão. O padrão de duplo fundo só é considerado ativo quando os compradores quebram a linha do pescoço e a mantêm.

 

A reversão de negociação em baixa pode ser identificada através do padrão de Duplo Fundo. Como o identificar e como o negociar?

 
Outros indicadores em consideração

No momento em que identificas um duplo fundo, deves confirmar outros sinais, nomeadamente os Sinais das Velas. Algumas delas como o martelo, a estrela da manhã ou o engulfing, fornecem confirmação adicional do potencial ponto de reversão. Adicionam uma camada extra de validação à tua análise.

O MACD (Convergência/Divergência de Médias Móveis), pode ser usado também para confirmar a força do padrão de duplo fundo. A divergência positiva no MACD durante a formação do padrão fortalece a probabilidade de uma reversão bem-sucedida.

A divergência de volume pode ajudar também a confirmar o breakout. Deves observar a divergência de volume. Uma diminuição do volume durante a formação do padrão seguida por um aumento de volume no “breakout” acima da linha de pescoço, é um sinal positivo.

A gestão dinâmica do Stop-Loss, para negociadores com alguma experiência, pode ajudar na entrada. Em vez de fixares um stop-loss estático, adapta-o à volatilidade do mercado usando o Aveage True Range. É uma abordagem mais dinâmica, considerando a amplitude média de movimento dos preços.

Um outro indicador a avaliar pode ser o RSI (ver imagem abaixo abaixo). Quando após o segundo fundo se verifica que o RSI já tem uma divergência positiva, é uma confirmação de que a reversão se vai concretizar.

Explora a Psicologia do Mercado nesse momento. Há múltiplas ferramentas de negociação (índices gerais ou setoriais, dólar, euro, VIX, entre outras) que podem em qualquer altura ajudar a confirmar a fiabilidade do padrão. A forma como os traders se estão a posicionar em outros ativos comparáveis com o que estás a negociar, o seu compromisso com o “trend” nesse momento. Uma mudança no sentimento global, reforça o padrão.

 

 
 
Conclusão

Ao aprimorar a tua abordagem ao negociar o padrão de duplo fundo, incorporando elementos como tempo, indicadores adicionais, padrões de velas e uma abordagem mais dinâmica de stop-loss, estás a elevar a tua compreensão e eficácia.

O padrão de duplo fundo é uma ferramenta poderosa para identificar reversões de tendência. Embora apresente desafios, como falsas quebras, a sua eficácia é comprovada quando aplicada corretamente. A combinação de análise técnica, paciência e gestão de riscos é essencial para aproveitar ao máximo a tua estratégia. Lembra-te sempre que o trading envolve riscos.


Partilha este artigo

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *