The Trading Ring

Indicadores Técnicos de Negociação

Partilha este artigo

Os indicadores técnicos são ferramentas matemáticas criadas para ajudar os traders e investidores a prever a direção futura de um ativo. Alguns destes indicadores são usados há décadas, outros estão em desenvolvimento contínuo. Os indicadores podem ser divididos em duas categorias principais, os Overlays e os Osciladores.

Os Overlays são indicadores registados na mesma escala que os preços dos ativos, como as Médias Móveis ou as Bandas de Bollinger. Os Osciladores, por outro lado, são geralmente trabalhados separadamente ao gráfico principal, como é o caso do Índice de Força Relativa (RSI).

 

 
Indicadores Técnicos Mais Comuns

Médias Móveis (MA): São frequentemente vistas como a base da análise técnica. Elas explicam o preço atual de um ativo comparado com sua média em um determinado período. Tipos comuns de MAs incluem:

     

      • Média Móvel Simples (SMA)

      • Média Móvel Ponderada pelo Volume (VWAP)

    Relative Strength Index (RSI): Calcula a taxa de mudança de um ativo, sendo usado para identificar níveis de sobrecompra e sobrevenda. É comum para identificar divergências e seguir tendências na evolução de preço, o que garante por exemplo entradas atempadas em retração e mudanças de tendência.

    Bandas de Bollinger: Consistem em três linhas: uma média móvel central e duas linhas que representam os desvios padrão do ativo. Este indicador é amplamente usado para medir a volatilidade de um ativo.

    MACD: Converte médias móveis em osciladores e é composto por duas linhas: a linha MACD e a linha de sinal. Em alguns casos, inclui histogramas que se movem acima e abaixo do ponto neutro.


     
    Princípios e Melhores Práticas para Usar Indicadores Técnicos

    Na tua estratégia de negociação, deves procurar indicadores que se alinhem com aquilo que são as condições de mercado a cada momento. Há indicadores mais apropriados quando o mercado apresenta uma tendência e outros quando o mercado está a lateralizar. Os indicadores devem ser ajustados ao teu objetivo de negociação, se é por período curto (day trading) ou períodos mais longos.

    A maioria dos traders mais experientes não usa muitos indicadores ao mesmo tempo. Em vez disso, focam-se em alguns indicadores principais. Combinando um indicador de tendência, um de volume e um oscilador, por exemplo. Deves sempre evitar uma sobrecarga dos gráficos com muitos indicadores, que podem até gerar sinais contraditórios. Existem muitos indicadores e a maioria deles é usado de modo muito especializada por um ou outro trader que se deu bem e domina esse indicador. Mas a maioria dos traders recorre aos mais populares e transversais, que aqui te falamos. E na realidade esses são suficientes para teres o sucesso que procuras.

    Deves dominar, treinar e entender os comportamentos de preço relacionados com cada indicador antes de os usares em negociação real. é para isso que te servem as contas demo/simulação e backtest. Combina esses indicadores, dois ou três como se escreveu antes, com padrões gráficos que também são comuns, como o topo duplo e o ombro-cabeça-ombro (“Head and Shoulders”, no original). Deves incluir sempre a análise do volume. Depois, testa e retesta.

    Testar nunca fez mal a ninguém. Os testes mostram, confirmam o comportamento do indicador, permite o ajuste e as otimizações que necessitas de fazer e permite economizar tempo, sendo rápido de executar. Porém, o backtesting tem um problema. Usa dados históricos, que podem não refletir o futuro e podem assim mostrar resultados que diferem da realidade. Por isso o teste em contas Demo em tempo real de modo a testar o indicador e demais padrões em condições de mercado real.

     

     
    Estratégias de Negociação Usando Indicadores Técnicos

    Divergências: Os Osciladores como o RSI (ou o Oscilador Estocástico) podem ser usados para negociar divergências, que ocorrem quando o preço de um ativo e o oscilador se movem em direções opostas.

    Convergências Convergências ocorrem quando um oscilador e o preço do ativo se movem na mesma direção, indicando uma continuação da tendência.

    Análise de Múltiplos Timeframes: Os gráficos devem ser observados em diferentes intervalos de tempo para entender melhor a tendência geral de um ativo. Por exemplo, um ativo pode estar sobrecomprado no gráfico de 4 horas e sobrevendido no gráfico diário. A tendência de mais curto prazo pode ser útil para negociar no curto prazo mas ser contrária à tendência mais larga de tempo. Os dados que cada um de gráficos te dá, serve o objetivo e tempo de negociação que tens destinado.

    A combinação de indicadores de tendência, volume e osciladores servem para tomar decisões mais informadas. Limita-te a não mais de três indicadores por gráfico ou podes começar a navegar num mar de sinais mistos. que te podem desfocar e baralhar.

    Existem outras Estratégias de Negociação como o Breakout, onde se usam o RSI e o MACD para negociar rompimentos de resistências ou suportes. As Bandas de Bollinger e as Médias Móveis podem ajudar também na identificação de ativos que regressam aos seus níveis anteriores após rompimentos.

    Dominar alguns dos muitos indicadores de negociação que existem, combinando-os de modo inteligente, são módulos absolutamente essenciais para melhorar os teus resultados de negociação.


    Partilha este artigo

    Leave a Comment

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *