The Trading Ring

A arte de fechar posições no trading

Partilha este artigo

Entrar no mundo do trading é desafiador e o incrível é que, mais difícil do que entrar em posições de negociação é executar o fecho dessas mesmas posições.

Mergulha nos porquês da batalha mental que enfrentamos ao decidir encerrar uma operação, caso não sejamos objetivos e nos deixemos levar pela nossa condição humana.

 

O Dilema Emocional e a Teoria da Aversão à Perda

Quando entramos numa posição vivemos uma euforia que vem da expectativa de lucrar. Se a posição de entrada começa a valorizar, podes sentir o dilema emocional a subir à medida que os teus lucros se acumulam. Da mesma forma, o ser humano fica vulnerável à perda. Porque perder é em si algo que ninguém gosta, muito menos quando se trata de perder dinheiro e impactar negativamente a realização de ganhos. Como gerir o teu comportamento e ansiedade relacionada à possibilidade de perder ganhos maiores ou evitar perdas maiores?

 

O Dilema Emocional e a Teoria da Aversão à Perda

Aquela velha história de que se estamos a ganhar 50%, porque não é possível ganhar 100% ? A análise de expectativas irracionais é um dos sete pecados mortais em investimentos. A ganância de querer mais e tudo perder tudo frita investidores em lume brando todos os dias.

A expectativa irracional é muitas vezes alimentada por belíssimos ganhos iniciais. As memecoins recentemente estão fartas de criar grandes ganhos, evitar imensos ganhos e provocar enormes perdas. Destas todas, só as primeiras são bom resultado. E os seus autores foram os que souberam aproveitar o ganho, fechar posição no trading a tempo antes de serem envolvidos no arrastão. Não tiveram a ambição desmedida de querer ganhar ainda mais.

A busca implacável por mais ganhos sabota posições lucrativas. Quando entras numa posição, deves com o conhecimento técnico que podes obter na mentoria que temos para te propor, definir as metas de lucro a obter e garantir o ganho. Metas realistas que te façam resistir à tentação de perseguir ganhos excessivos, passam por evitar armadilhas mentais e ser disciplinado na saída de posições com controlo emocional.   

Exemplos históricos de eventos relacionados à ganância e suas consequências no mercado? Todos os dias muitos casos em stocks ou criptomoedas. Mas a nível macro, todos os momentos de bolha que implodiram são exemplos para todos os que não foram disciplinados e acabaram traídos pela emoção.

 

As Bolhas Que Rebentam a Ganância

A Bolha das Dotcoms na virada do milénio quando o rápido crescimento das tecnológicas ligadas à internet levou a que muitos comprassem ações com avaliações exorbitantes, ignorando fundamentos sólidos. A ganancia derreteu as poupanças e investimentos feitas em empresas antes altamente valorizadas e que foram à falência.

A crise financeira global de 2008 desencadeada pela crise do mercado imobiliário dos Estados Unidos foi outro caso. Instituições financeiras e investidores foram motivados pela ganância ao procurar lucros elevados através de investimentos em produtos financeiros complexos, como hipotecas subprime. Quando a bolha imobiliária estourou, as consequências foram devastadoras. Bancos faliram, os mercados entraram em colapso e milhões de investidores sem fechar a tempo a posição no trading, perderam grandes somas de dinheiro.

A subida rápida de Criptomoedas foi interrompida com as novas condições de mercado em 2022. Tudo o que tinha subido imenso, desceu na vertical também. E se é certo que alguns muitos ganharam dinheiro, muitos mais perderam tudo o que tinham.

Exemplos de como decisões imprudentes, influenciam negativamente os mercados financeiros.

 

Ultrapassar a Dissonância Cognitiva ao Fechar Posições

Vendo agora ou não vendo agora? Será que é uma boa decisão? A dissonância cognitiva que passa pela cabeça do investidor afeta a tomada de decisão na venda. Como superas a hesitação? De novo, só há uma fórmula.

Defines a partir das técnicas que te ensinamos e não vacilas em nome de ganhos maiores ou nunca desças mais para baixo os teus stop losses. Porque se o fizeres, as tuas perdas serão maiores. No limite pensa que podes arriscar 5 perdas de 10 que perderás sempre menos do que tiveres uma perda de 100.

A definição técnica onde deves fechar a posição obriga ao conhecimento técnico, mas de nada te serve essa habilidade se em simultâneo não treines o processo mental no longo prazo. O conhecimento no processo de nos tornarmos melhores investidores é um autoconhecimento acima de tudo. É uma descoberta e confronto com a nossa personalidade e de fortalecimento do nosso controle emocional. A experiência acumulada ao longo do tempo moldará positivamente a abordagem mental ao trading.


Partilha este artigo

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *