The Trading Ring

Microsoft vs Apple, duelo de gigantes em mercado

Partilha este artigo

No início do ano de 2024, a Microsoft emergiu como empresa negociada mais valiosa, superando por momentos a Apple. No valor global a capitalização da Microsoft atingiu impressionantes 2,89 biliões de dólares, as ações da Apple valiam nesse dia 2,87 biliões.

Analisando Apple vs Microsoft como investimento, do que diz respeito aos seus fundamentais, não haverá muitas dúvidas de que são empresas líderes com capacidade de crescimento sustentável no futuro. A sua essência e origem, num mundo cada vez mais tecnológico, disso deixa certeza. A questão principal é a resposta à pergunta, qual delas tem maior capacidade de se assumir como a número um, mais valiosa do mundo.

A recente retração da Apple é uma perceção do mercado quanto ao espaço para crescimento nos próximos anos por parte do iPhone nomeadamente na China e um primeiro trimestre de 2024 abaixo das expectativas. Ao mesmo tempo a Microsoft vem embalada no último ano pelos ventos da AI, a sua ligação preciosa e visionária à OpenAI onde investiu há anos considerável dinheiro.

Vou deixar-te aqui os potenciais de cada uma, neste duelo de gigantes e o que isso significa para os investidores.


A AI é a próxima locomotiva de valor

O cenário de transformação tecnológica está à vista. A principal influência nessa mudança é o contexto macro económico global que molda o tempo atual, por conta da Inteligência Artificial.

A Apple, há muito tempo, é detentora do título de empresa mais valiosa no mercado de ações. Desde 2011 que dominou e a China foi sua aliada, além do seu “ouro” chamado iPhone, mas a economia chinesa está a encalhar. Por outro lado, a economia atual ao nível do consumo e produção não dão as garantias da última década. A exposição imensa da Apple na China vai ser menos vistosa e perceberemos à frente o que isso custará à empresa criada por Steve Jobs.

Em 2023 as ações cresceram 48% mas a travagem chinesa, onde o iPhone 15 já não voou. A situação internacional com as guerras na Ucrânia e a situação tensa em Gaza não ajudam. As interrupções na passagem de navios pelo Golfo Pérsico, pode interromper a cadeia de suprimentos, tudo pesos nos ombros da Apple.

A Microsoft, por outro lado, tem menor exposição à China e uma variedade mais ampla de receitas. Ao licenciamento de software com pagamentos recorrentes, a combinação brilhante à inteligência artificial.

O desempenho da Microsoft em 2023, garantiu um aumento de 57% no valor das ações, muito por conta do trend AI e da sua parceria estratégica com a OpenAI, casa do ChatGPT. Com ela, a Microsoft integra soluções avançadas de inteligência artificial na sua gama de software. Da geração de texto ao processamento de imagem e criação de código de programação, como o Co-Pilot e o Bing passaram a demonstrar já. Os ventos estão a seu favor.

Na quadro abaixo, destacam-se os comportamentos no gráfico semanal (cada barra é um mês com a última, mais recente, sendo a semana com início a 12 de Janeiro de 2024). O primeiro gráfico é referente à Microsoft e o segundo à Apple.



A Apple procura AI para substituir China

A Apple no domínio da AI não está a dormir, mas está mais atrasada do que a sua rival e também mais atrasada do que a Google. No domínio das “Sete Magníficas”, locomotiva maior do mercado o ano passado, a este nível está atrás igualmente da Nvidia, força motriz de todas elas, pois tem os Chips que dão vida à AI.

A Apple espera criar alternativas de combate e valor, como o novo “headset” com óculos de realidade aumentada Vision Pro. Estará também a fechar negócio com redes de notícias para trabalhar oferta de informação nos seus conteúdos. É forma de recuperar o terreno para a concorrência, treinando os sistemas de inteligência artificial generativa (A.I.) a usar artigos de notícias. A Apple TV é outro stream de receita.

Estas são duas das empresas que puxaram pelo ano fantástico do S&P. Ambas as empresas enfrentam desafios relacionados aos altos preços das ações em comparação com os lucros esperados. As ações da Apple têm um múltiplo futuro de 28x, bem acima da média de 10 anos, que é de 19, enquanto a Microsoft apresenta um múltiplo de aproximadamente 31x.

Apple vs Microsoft como investimento. A decisão fica ao teu critério. Não tem de ser um ou outro. Podem ser ambas com os pesos que lhes quiseres dar. Como investidor deves observar sempre atentamente as dinâmicas em evolução para lá das empresas em si, quando tomas decisões de investimento. O mercado está em constante transformação. Por isso nascem novas gigantes e antigas gigantes se afundam. Não é o caso com nenhuma destas, mas refiro-me a outros casos passados. E que voltarão a acontecer no futuro. A Inteligência Artificial será nos próximos anos, uma das áreas de maior crescimento. Valerá triliões de dólares. Quem melhor navegar esta dinâmica terá mais valor.


Observação: Este artigo é apenas para fins informativos e educacionais, não constitui aconselhamento financeiro. Recomendamos pesquisa adicional e consulta profissional para uma compreensão abrangente. Ressaltamos que quaisquer resultados de negociação são de responsabilidade do leitor.


Partilha este artigo

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *