Quando o preço de um ativo está em ascensão, não o faz numa vertical. Ele vai ganhando níveis sucessivos, em progressão, após os quais recua ligeiramente, antes de iniciar uma nova subida. Como que subindo andares sucessivos e descansando cada ver que se chega a um patamar.
O que é o Padrão Bull Flag?
Um Bull Flag é uma formação gráfica que visualmente se assemelha a uma bandeira, onde a ascensão anterior corresponde ao mastro da bandeira, ao fim da qual se segue uma consolidação lateral com ligeiro recuo. Parece uma bandeira ou um estandarte. Vale aqui lembrar que o contrário também existe, quando o preço desce. Fala-se aí de uma “Bear Flag”.
Como identificar um Padrão Bull Flag?
O mastro referido é composto por uma ou várias velas verdes robustas maiores ou menores, sequenciadas. Essa formação pode ocorrer em qualquer intervalo de tempo, quanto maior o período de tempo analisado mais robusto é o movimento de subida assistido. A parte de bandeira surge quando o ativo começa a recuar no topo dessa subida. Isso significa que nesse momento há um conjunto de investidores que estão a realizar lucros e vendem as suas posições ganhadoras. Ao mesmo tempo, um conjunto de investidores também começam a tomar posições a descoberto. Para os menos envolvidos ou conhecedores, referir que sim, se faz lucro também quando o ativo perde valor, quando o valor cai. Basta para isso que se venda a descoberto, ou seja, aposte em que o ativo perderá valor.
A parte da consolidação próxima ao topo do mastro, por norma com um volume mais leve do que no movimento ascendente anterior, forma a bandeira. É aí que uma nova vaga com volume maior dá continuidade à tendência de alta. É durante o período da bandeira que a posição de entrada deve ser tomada de modo a aproveitar a nova subida.
![](https://thetradingring.com/wp-content/uploads/2024/02/2150608846-1.jpg)
Quando Comprar um Padrão Bull Flag?
O volume neste movimento é essencial pois é ele que confirma o interesse dos traders e investidores. É razoável ficar atento se o recuo na zona de bandeira não tem mais do que duas a três velas vermelhas no recuo. Caso esse recuo se estenda para quatro ou cinco velas, pode indicar falta de interesse comprador e o preço começará uma reversão para queda .
A entrada ideal ocorre no rompimento da máxima da última vela vermelha, indicando o início do próximo impulso de alta.
Quando Vender um Padrão Bull Flag?
É sempre essencial saber quando sair da operação. Uma abordagem comum é definir um stop-loss abaixo da vela de rompimento, indicando que o padrão não está mais em vigor. O princípio também se aplica se o ativo não se mover favoravelmente após a entrada, aí sendo aconselhável encerrar a operação. Verifica quando…
-
- A retração é superior a 50% da movimentação inicial (mastro). Isso pode indicar que uma reversão pode acontecer.
-
- O volume na consolidação é superior ao movimento inicial do mastro, tal indica pressão de venda.
-
- O rompimento da Média Móvel Exponencial (EMA) de 9 períodos ou do Volume Weighted Average Price (VWAP), que também indicam fraqueza.
Se a posição de Bull Flag foi positiva e numa estratégia d eDay Trading fizeste lucro, no momento de fechar a posição, podes usar uma tática de “Go With The Flow”. No limite do novo patamar alcançado, vende metade da posição, por exemplo e vai vendendo em novas pequenas parcelas à medida que novos alvos de lucro seguintes forem atingidos.
![](https://thetradingring.com/wp-content/uploads/2024/02/jm.png)
Conclusão
O padrão Bull Flag aqui explicado num conceito simples fácil de entender para iniciantes, é o padrão típico de ganhos que acontecem quando se imagina um ativo a ganhar valor ao longo do tempo. A noção essencial a absorver é que existem múltiplos avanços e recuos e muitos movimentos laterais. Há noticias, eventos diferentes que condicionam a subida e descidas de ativos. Todos os dias, milhares de ativos no mercado têm movimentos destes nos quais é possível embarcar. Todos os dias há oportunidades para aproveitar. Importante entender a anatomia da Bull Flag, identificar os sinais e dominar os momentos ideais de compra e venda. O resto é treino, repetição, simulação, de modo a dar confiança ao trader de fazer o que é suposto, quando é suposto, para perseguir o lucro. No trading, cada experiência é uma oportunidade de crescimento. Que esta jornada seja repleta de descobertas e sucesso nos teus empreendimentos no mercado financeiro.