The Trading Ring

O volátil barril de petróleo

Partilha este artigo

Os preços da energia subiram de novo ao espaço após a invasão russa da Ucrânia. Mas no último ano os preços do barril desceram tão baixo que da mesma forma que ativaram a subida global da inflação, também permitiram o seu atenuar. Os preços experimentam sempre flutuações notáveis fruto de fatores geopolíticos e económicos. Onde estamos à data de hoje e o que esperar a seguir?

 

1. Tensões Geopolíticas e Disrupção na Produção

A situação no Medio Oriente. Os ataques dos rebeldes Houthi no Mar Vermelho elevaram as tensões na região, afetando a rota de navegação através do Estreito de Bab al-Mandab. Petroleiros passaram a fazer uma trajetória defensiva, mas muito mais longa. Navios de carga também. O preço das matérias primas disparou.

 

2. Clima Adverso nos EUA e Interrupções na Produção

Mas não é apenas a temperatura explosiva no Medio Oriente. Nos EUA e Canada as condições Meteorológicas Extremas, por exemplo na Dakota do Norte, mas até no Texas, levou a quebras grandes na produção e assim na oferta global com influência no preço do petróleo.

 

3. Perspetivas de Demanda Global

Por seu lado a Agência Internacional de Energia (IEA) elevou as previsões de crescimento da procura global de petróleo para 2024, indicando uma perspetiva positiva. Na China reside a única cautela, mesmo que relevante para o todo do consumo. Já a organização dos países produtores, a OPEP, tem uma perspetiva ainda maior em relação ao consumo que o mundo vai precisar. Diz que o crescimento este ano será de 2,25 milhões de barris por dia (bpd) e mais quase 2 milhões para 2025. Se assim for o planeta irá beber mais de 106 milhões de barris por dia.

Após a invasão da Ucrânia, a maioria dos fluxos russos já foi absorvida por mercados a leste do Suez, juntamente com o aumento das exportações iranianas. O aumento contínuo na produção apresentará desafios para os principais produtores que buscam proteger a sua participação de mercado e manter preços elevados do petróleo. A produção americana aumentou e anda em torno dos 13 milhões de barris/dia. A Arábia Saudita fez cortes voluntários na produção e estimulou a redução de produção de outros países da OPEP mas é quase marginal a diferença para o consumo mundial.

 

4. Riscos de Conflito EUA-China

A questão da China que vive uma lenta recuperação económica ganha mais importância ainda porque este é ano de eleições americanas com tudo o que sabemos possa acontecer. O resultado de quem ganhe a Casa Branca, condicionará muito as tensões comerciais entre os EUA e a China e assim irá impactar a procura por energia e o preço do petróleo.

Abaixo, a variação do preço desde setembro de 2022. Gráfico de valor semanal (cada vela corresponde a uma semana).

 

 
Histórico e Lições de Crises Anteriores

Analogias com crises anteriores, como aquelas relacionadas à instabilidade no Oriente Médio, mostram que eventos geopolíticos podem ter impactos significativos nos preços do petróleo. A busca por estabilidade em meio a essas incertezas históricas muitas vezes resulta em volatilidade temporária nos mercados.

Em resumo, o mercado de petróleo está atualmente num equilíbrio delicado, com fatores de alta e baixa competindo pela atenção dos investidores. A trajetória futura dependerá da evolução desses fatores e da resiliência do mercado diante das adversidades.

A Agência Internacional de Energia e os bancos de investimento bem sabem, como os governos do mundo que, perder o controlo no preço do crude, de novo acima dos 100 dólares por barril teria consequências trágicas ao nível da inflação no mundo e o que aconteceu nos últimos dois anos voltaria a acontecer. O melhor dos cenários é porém que o preço flutue entre faixas e que no médio e longo prazo possa baixar o preço ligeiramente a preço unitário, o que na realidade significa a matéria prima mais barata, já que o valor do dólar como de todas as moedas Fiat, tende a desvalorizar com o tempo.

Nota: As informações fornecidas são baseadas nos dados disponíveis até ao dia 19 de Janeiro de 2024. O texto reflete as minhas observações pessoais, não deve ser interpretado como conselho ou recomendação de investimento financeiro. A incerteza de múltiplos fatores tem efeitos significativos no mercado de capitais. O conteúdo descrito obriga a mais dados e pesquisa ou consulta financeira profissional.

 

Os textos deste blog proporcionam um guia no entendimento das condições de mercado, têm um fim informativo ou educacional. Quaisquer perdas, danos ou ganhos resultantes de negociações realizadas são da responsabilidade única do leitor.


Partilha este artigo

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *