The Trading Ring

Suportes e Resistências na análise gráfica

Partilha este artigo

Os níveis de suporte e resistência são cruciais na negociação porque ajudam os traders a identificar pontos de entrada e saída no mercado. Eles fornecem sinais sobre onde o preço pode mudar de direção.

Há a tentação muitas vezes de criar muitos níveis de suporte e resistência nos gráficos de análise técnica. Quando o mercado lateraliza e ziguezaga a marcação de demasiadas linhas de topo e fundo pode levar à “paralisia de análise”, com informações que entram em conflito.

Como evitar isso? Em certas condições de mercado, um é mais poderoso que o outro. Vamos ver isso com exemplos.

Mercado em Tendência de Alta e Baixa

Quando temos um mercado com tendência de alta, as resistências são rompidas com mais facilidade. Já os suportes não são rompidos. Por isso se diz que aqui, o suporte é mais forte que a resistência porque tende a não ser quebrado.

Neste caso as resistências são respeitadas e os suportes são rompidos com mais frequência. A resistência é mais poderosa.

Desenhando Suportes em Tendências de Alta e Baixa

Desenhando Suportes em Tendências de Alta e Baixa

Foca-te nos dois pontos de oscilação mais recentes. Usa uma ferramenta de retângulo para desenhar áreas de suporte, obtendo o máximo de toques possível. Por exemplo, desenha uma área que tenha três ou mais toques de preço. Isso torna o suporte mais confiável.

O mesmo conceito se aplica neste caso, desenha áreas de resistência com vários toques, tornando-as mais significativas. Não desenhes suportes em níveis onde o mercado já está em tendência de baixa, pois estás a comprar contra a tendência.

Estratégia de Trading com Suporte e Resistência

Para negociar como um profissional, não compres simplesmente quando o preço atinge o suporte. Espera por uma confirmação, como um padrão de vela específico que indique uma reversão. Um exemplo é o padrão “martelo”, que mostra que os compradores ganharam controle temporário. Outro padrão útil é a “estrela cadente”, indicando uma reversão potencial de alta para baixa. Leva em linha de conta, entre outras, estas diferentes referencias:

  1. Níveis onde o preço frequentemente parou e inverteu são bons candidatos para suporte e resistência. Essas linhas podem ajudar a visualizar os níveis de suporte e resistência.
  2. As médias móveis podem atuar como suporte ou resistência dinâmicos, mudando conforme o preço se move.
  3. Preços arredondados, como 100, 200, 500, frequentemente atuam como suporte ou resistência devido ao comportamento psicológico dos traders.
  4. Se uma ação ao cair atinge os 100 Euros várias vezes, mas nunca cai abaixo desse valor, esse nível é um suporte. Se, por outro lado, o preço de uma ação sobre até aos 200 Euros mas nunca rompe esse valor, ele é uma resistência.
  5. Um trader pode decidir comprar um ativo quando o preço está próximo de um nível de suporte e vender quando está próximo de um nível de resistência. É comum colocar ordens de “stop loss” logo abaixo de um nível de suporte ou acima de um nível de resistência para limitar perdas caso o mercado se mova contra a posição do trader. Imagina identificares um nível de suporte em 50 euros e um nível de resistência nos 60 euros. Entras na posição nos 50 mas proteges a posição colocando um limite de perda de 2 euros, nos 48 euros e a venda com lucro prevista para os 60 euros.
  6. O preço não vai direto até ao alvo de venda. Podem existir várias oscilações e pullbacks, mas a compreensão de suporte e resistência ajuda a manter a calma e a seguir o plano de trading.

Conclusão

Simplifica ao máximo os teus gráficos para evitares a paralisia de análise. Os suportes e resistências mais relevantes são fáceis de identificar e ajuda-te a reduzir confusão e aumentar as chances de sucesso no trading. A análise de suporte e resistência é uma ferramenta poderosa no arsenal de qualquer trader. Ao compreender e aplicar esses conceitos, estarás em condições de melhorar significativamente a tua estratégia.

O The Trading Ring tem mentorias técnicas que te ajudam a ter um caminho da transformação e aprendizagem, em contexto real da dinâmica de mercado. O objetivo é ajudar-te a “ler” o que o mercado em cada momento nos está a comunicar. Com estudo e perceção simplificada do modo como os ativos se movimentam, vai sentir-te mais confiante para aplicar as várias técnicas à tua estratégia de trading, também ela desenhada à tua medida, de acordo com a tua personalidade. Descobre mais aqui no blog.

Boas negociações!

Conceitos base:

**Suporte** é um nível de preço onde a procura é forte o suficiente para impedir que o preço caia ainda mais. É um ponto onde os compradores entram no mercado, acreditando que o preço está baixo o suficiente para ser uma boa oportunidade de compra. Nos suportes o preço tende a “ressaltar” para cima.

**Resistência** é um nível de preço onde a oferta é forte o suficiente para impedir que o preço suba ainda mais. Os vendedores entram no mercado, acreditando que o preço está alto o suficiente para ser uma boa oportunidade de venda. Quando o preço atinge esse nível, ele tende a “ressaltar” para baixo.


Partilha este artigo

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *